Este ano fui contemplada com um tema, muito pertinente, na realidade: Dengue.
Recebi a incumbência de passar aos meus alunos conhecimentos sobre a doença e a prevenção. Em cima disto, me propus a oferecer-lhes algo além de explicações e rodas de conversa, das quais estão um tanto cansados; queria algo que fizesse com que eles se sentissem responsáveis também, no combate desta doença.
Depois de muitas pesquisas, encontrei uma armadilha caseira, a qual chamei de Mosqueteira Caça-Dengue, que foi criada pelo Professor Malouri Cabral, da Universidade do Rio de Janeiro e levei esta ideia até meus alunos. Que de imediato aceitaram este desafio.
Pude ver as mudanças de hábitos de cada um e cada vez mais, a satisfação de estarem participando e colaborando com a sociedade.
Os resultados não poderiam ter sido melhores: alunos conseguiram capturar um foco, puderam ver de perto o desenvolvimento do mosquito, perceberam a importância do trabalho, ainda mais quando uma rádio local (Radio Cruzeiro FM), nos contatou para uma entrevista (isto por intermédio de meu marido, que sempre me apoia em tudo).
Mais tarde, devido a entrevista a tv local (TV TEM), nos procurou para que fizessemos uma aula ao vivo para o jornal do meio dia. A alegria foi geral, não esperavamos que nosso trabalho fosse tão longe, mas estávamos satisfeítíssimos com tudo isso. Saber que milhares de pessoas, agora, fariam parte desta rede de ajuda e combate, é algo que não tem preço; um reconhecimento imenso, que só nos animou ainda mais e incentivou para continuassemos.
Divido com todos vocês este trabalho, e tenho a certeza de que muitos poderão utilizar em sala de aula também.
Vamos nos juntar nesta guerra!
Você pode mudar o mundo. Basta mudar o seu olhar!
"Pensar global e agir local, sempre!!!!"